quarta-feira, 6 de Janeiro de 2010

Teratoma O que é?

Imagina que… te é diagnosticado um Teratoma? O que é isso?

Este Post é dedicado tanto às mulheres como aos homens, uma vez que este problema não acontece só às mulheres! Apenas vou deixar o meu testemunho que acabou bem!

Em Fevereiro de 2004 (tinha 20 anos) fui à ginecologista e depois de fazer os exames de rotina foi-me diagnosticado um Teratoma, na altura, de 6 cm de diâmetro. Depois deste diagnostico fui enviada de urgência para o hospital, onde me disseram que tinha de ser operada. Nunca me explicaram bem o que era, apenas me diziam “é quisto que tem de ser tirado”. Como sou uma pessoa do deixa andar, também nunca me preocupei (e se calhar por isso é que correu tudo bem). Em Julho de 2004 fui então operada! Correu tudo bem! Fiquei sem o ovário direito (Ooforectomia direita) e o exame feito posteriormente revelou que tive um Teratoma Quístico Maduro (benigno) de 9 cm.

Por definição, um Teratoma é: “Malformação com aspecto tumoral, composta por tecidos múltiplos estranhos à região que a envolve e que não são provenientes dela. Estes tecidos podem ser de tipo embrionário, não diferenciados (teratoma maligno) ou, pelo contrário, serem bem individualizados (teratoma benigno) e por vezes contêm resíduos de pêlos, de unhas e de glândulas. Os teratomas localizam- se mais especialmente nos testículos, ovários, mediastino e região sacrococcígea. (adj.: teratomatoso teratomatoso.)”

Mas nem tudo são águas de rosas! Existem mulheres que após esta cirurgia ficam apenas com uma parte de um ovário e que se deixarem de tomar a pílula começam novamente a nascer quistos que mais tarde têm de ser tirados. Daí as complicações para engravidar! Sem falar nas mulheres que têm a infelicidade de ficar sem ovários, principalmente as que ainda não têm filhos.

Para os Menos Sensíveis podem pesquisar no youtube! Lá existem vídeos das cirurgias e mesmo do que é constituído um Teratoma (uma porcaria!!). Mas só para os menos sensíveis! No Fórum de Mãe para Mãe existe também uma história para os que já perderam a esperança!

38 comentários:

  1. tambem tenho teratoma e estou muito assustada pq tenho só 15 anos e ninguem me explica direito o que é mas agora ja estou me informando sobre esse assunto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Pamela, eu tenho 18 anos e tive um teratoma no ovário esquerdo, que chegou a pesar quase 4 kilos dentro de mim, fiz a cirurgia retirei o cisto e o ovário e continuo fazendo tratamento com a minha médica pra que ele nao volte mais, não precisa se assustar fazendo tudo direito, vc vai ficar bem.

      Eliminar
    2. Hoje faz 10 dias que tirei um teratoma que era muito grande, perdi quase 4 quilos na cirurgia... infelizmente tive que tirar os dois ovários e as trompas.. tenho 37 anos e nao tenho filhos... e infelizmente sei que nao poderei ter... mas Deus sabe de todas as coisas... Segunda feira irei tirar os pontos e tb pegar o resultado da biópsia..mas o meu médico já disse que na hora do congelamento a patologista viu que se trata de um teratoma imaturo... o médico me disse que dos males o menos.. que terei vida normal... vou precisar fazer um tratamento talvez, até quimioterapia.. mas daquelas fraquinhas que nao chega a cair os cabelos... enfim, estou me recuperando bem.... e creio em Deus que tudo dará certo.

      Eliminar
    3. Oi Gente... peguei o resultado da Biópsia.. e Graças a Deus era Benigno... o médico até lamentou o fato de ter tirado os dois ovários, pois se a patologista não tivesse informado que era maligno ele deixaria pelo menos um pedacinho do meu ovário esquerdo para que eu pudesse ovular e não entrar precocemente na menopausa... mas mesmo assim estou super feliz.... sei que foi um milagre de Deus e estou muito grata. A todas que estão passando por isso nesse momento.... desejo que tudo fique bem, tenham fé que tudo dará certo, bjs

      Eliminar
  2. Olá Pamela! Penso que o principal é não te assustares. Informa-te bem junto do teu médico! Na net há muita informação mas cada caso é um caso. Nada melhor do que ires ao médico e colocares todas as tuas duvidas! Se for o caso de seres operada tens de ser positiva! O pós-operatório é um pouco chato mas com o tempo tudo passa! Vai dando notícias!

    ResponderEliminar
  3. Oi me chamo Angelica e descobri a cerca de 1 ano e 8 meses atras que eu tinha um teratom no ovario direito, qual no fosse a surpresa e susto pois afinal eu estava gravida de 3 meses minha medica me explicou td fiz varios exames. Minha filha nasceuno dia 23-03-09 de parto normal com 3.345kg e 50 cm. Apos ela completar 4 meses voltei ao medico fiz mais alguns exames e foi marcada a cirurgia para Fevereiro de 2010, porem como era pelo SUS a cirurgia foi adia da para 19-05-10, e desta vez a surpresa foi do medico pois o tumor cresceu muito e pesou quase 1.200kg. Era enorme tinha cabelo ossos e dente, e foi feita a retirada do meu ovario direito estou em pleno pós operatorio e me sentindo muito bem pois minha "barriguinha" deixou de existir...
    Confesso que tive muito medo mas fui atendida por otimos profissionais.Boa sorte a todas nós..

    ResponderEliminar
  4. Olá, tbm tive Teratoma no ovário esquerdo!!! não e´fácil passar por isso!!!Na maioria dos casos benigno!!!qualquer duvida meu e-mail cunha.s@bol.com.br
    bjoss

    ResponderEliminar
  5. ola

    meu nome e patrica, agora em maio foi diagnosticadoum teratoma no ovario esquerdo, estou fazendo os exames para a cirurgia, mas confesso que estou apavorada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tb estou fazendo os exames paty para realizar a cirurgia tb tenho um teratoma no ovario esquerdo e vou tirar o ovario tb pq ja tive um inicio de cancer uma lesão NIC 3 mas eu confio em Deus que tudo vai sair bem....assim acontecerá com vc, tudo dará certo querida.

      Eliminar
    2. semana
      q vem provavelmente irei tirar o teratoma do meu ovario
      esquerdo...sinceramente estou assustada com a possibilidade de tirarem
      meu ovario.. tenho 17 anos e n tenho filhos ainda... tenho um
      relacionamento estavel super bom que no futuro pretendemos ter
      filhos,mas agr com o teratoma estou cm mt medo de n poder mais ter
      filhos...
      victoria

      Eliminar
  6. Me chamo Mislene, estava pesquisando sobre Teratoma no ovário, e verifiquei este blog...

    Gostaria muito de ouvir um pouco da experiencia de vocês, pois estou um pouco assustada, descobri a alguns dias que estou com Teratoma nos 2 ovários, segundo os médicos o Teratoma do Ovário esquerdo ja está muito avançado e terei q tirar o ovário todo; Ja o teratoma do ovário direito está pequeno, e conseguirei recuperar ao menos a metade, e para variar eles também diagnosticaram que estou com um mioma no útero.Tenho apenas 25 anos, ainda não sou mãe, um sonho que ainda desejo muito realizar...

    Queria muito tirar algumas duvidas, passei por 2 médicos, um deles disse que tenho que viver a minha vida normal e o outro diz que tenho que tomar alguns cuidado, não posso pegar peso, evitar academia e entre outras coisas.... e para vcs os médicos solicitaram alguma coisa desse tipo....uma vida normal?; academia?; alimentação? e etc......

    Desculpe o transtorno,
    Que Deus te abençoe e te ilumine a cada uma de vcs

    ResponderEliminar
  7. eu tenho um teratoma no ovário direito,vou ter que operar mas estou com muito medo.Me ajudem que já operou,é a primeira vez que eu vou operar
    tenho uma filha de 7anos,não pretendo ter mas filhos.Eu tenho 36 anos estou feliz com a minha vida assim.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite!
    Tive uma filha recentemente, está com 7 meses (parto cesario), qdo fez 3 meses fui a medica e informei sobre a dor, a mesma me disse que era gases, insisti e descobri o cisto, me pediu que aguardasse pq não seria interessante fazer outra cirurgia com tão pouco tempo. Agora vou repetir os exames. Provavelmente já cresceu.
    A minha duvida é, esse cisto surgiu em 3 meses? Segundo a medica não existia nada no dia do parto, alguem sabe informa se isso pode acontecer? Ela vai fazer a minha cirurgia,se ela não percebeu que tinha algo errado,não quero me arriscar com a mesma medica!!! Grta!

    ResponderEliminar
  9. olá me chamo valquiria, em 2000 qndo tive minha filha por cesariana o medico descobriu q eu estava com um teratoma do tamanho de uma laranja,tive q tirar ovario e trompas direitos,agora no final de 2010 o médico descobriu q tenho outro teratoma no ovário esquerdo estou com muito medo,pois ainda queria ter outro bebe,sofro também porque meu marido não quer mais filhos o que me causa um dilema,me deem uma luz pessoal,beijo no coração de vocês.

    ResponderEliminar
  10. ola fiz uma endovaginal de rotina e tive uma noticia desagradavel um teratoma com 243,9cm3,nao vejo a ora de levar os exames pro meu gine, to so pesquisando pela net ja com a certeza que é cirurgia na certa, nao tive filhos ainda to com 37 anos sera que ta muito grande???

    ResponderEliminar
  11. OLá me chamo mônica tenho 32 anos tenho uma filha de 16, a seis anos atráz tive um cisto no ovario esquerdo dai fiz a video paraloscopia,para retirar o cisto mas para minha grande surpresa quando passou a nestezia e eu já estava no quarto do hospital, meu médico me disse que tinha retirado o meu ovario esquerdo eu fiquei em choque pói ele disse que estava enraizado e não deu para deixar o meu ovario porque estava totalmente tomado pelo cisto,confesso que fiquei até deprimida,mas resumindo tudo que passei valeu apena não sinto mais aquelas dores horriveis,e que eu tenho a passar pra vcs que estão com teratoma como eu tambén tive,fiquem tranquilas póis é tudo passageiro e concerteza vai dar tudo certo assim como foi pra min.força e confiança é tudo que desejo á vcs :)

    ResponderEliminar
  12. Meu nome é Luiza, tenho 27 anos e uma filha de de quase 5 anos. Há 2 meses atrás descobri um teratoma no ovário direito do tamanho aproximadamente de 2 laranjas. Eu e meu marido nos assustamos pois nunca tinhamos ouvido falar a palavra teratoma. Só antes de ter minha filha tive uma torção de um cisto pequeno do lado esquerdo e o médico me alertou para eu ter filhos logo porque poderia não poder ter no futuro, pois os cistos poderiam crescer e eu retirar os ovarios. Pois bem hoje estou completando uma semana de cirurgia, fiz 2, ele tentou com a laparoscopia, mas por o conteúdo do teratoma( o meu tinha cabelos, cartilagens e sebo) ser mais sólido do que liquido, nao conseguiu extrair, então partiu para a outra que me fez um corte por cima do que eu já tinha da cesarea da minha filha. O que tenho a dizer é que a principio parece um bicho de sete cabeças, mas não é! Tenho dores terríveis no corte, mas o médico me disse que está tudo bem!
    Ps: Também já peguei o resultado da biopsia que não acusou malignidade!

    ResponderEliminar
  13. Olá tenho 20 anos,fiz uma ooforoplantia há 9 meses no ovario direito.Desta descobri há alguns dias que estou com teratoma nos dois ovarios.Gostaria de saber se é cirurgico,e como é a experiencia de quem ja teve teratoma.

    ResponderEliminar
  14. OLÁ TENHO22 ANOS E DECOBRIR QUE TENHO UM TERATOMA NO OVARIO DIREITO MAS ESTOU COM MUINTO MEDO GOSTARIA DE SABER SE DEPOIS QUE EU FIZER ESSA CIRURGIA VOU PODER ENGRAVIDAR?

    ResponderEliminar
  15. Olá.
    Tenho um polipo no utero, um teratoma em cada ovario, um ja com 55mm e a medica disse para esperar três meses, e que ainda iria fazer uma TAC ou RM e depois operaria (não sei daí a quanto tempo). Acham normal? Esperar mais tres meses. Não sei o porquê desta espera. Anda a começar a ficar ansiosa...

    ResponderEliminar
  16. Olá.
    Faz 15 dias que retirei meu ovário esquerdo devido a um teratoma.
    Amanhã vou retirar os pontos da cirurgia.
    Na verdade, eu queria saber se é normal após a cirurgia, ficarmos com a região do corte até a região da genitália ainda dormente, como se estivesse anestesiada ainda?

    ResponderEliminar
  17. Minha netinha está com um mes dez dias e já nasceu com um teratoma ovariano. Já foi retirado e quero saber se isso pode novamente surgir.

    ResponderEliminar
  18. Olá, fiz uma utrasonografia hj que acusou tu complexo(imagem de liquido denso com areas solidas irregulares em seu interior) de ovario direito, a médica me falou que tudo indica que é um teratoma, me pediu uma ressonansia magnetica da pelve vcs tb fizeram esse exame? será que é beligno? estou muito assustada, tenho apenas 26 anos por favor me ajudem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica tranquila, fiz cirurgia de teratoma no dia 12-11-2011, é feita biopsia congelada na hora,meu ovario esquerda foi retirada.O Teratoma era beligno.Minha recuperação foi muito tranquila.foi tão tranquila, qdo eu tirei pontos , no outro dia estava dirigindo,NÃO SINTO DOR NENHUM. FE -

      Eliminar
  19. Li alguns casos aqui, estou passando um caso parecido com meu filho de 24 anos, ele teve câncer de testiculo e fez a remoção do mesmo e agora iniciara tratamento comm quimioterapia. Hoje essa doença não é mas um sentença de morte, se for feita tudo que os médicos nos orientam a fazer, vi que aqui a maioria dos casos são de teratoma nas mulheres, por isso quiz deixar o meu depoimento. A todos digo que não tenham medo, façam o tratamento indicado e não tenham vergonha de pedir explicações aos seus médicos, pois vocês não podemm ter duvidas independente da idade que tenham. Boa sorte a todos e é legal trocarem experiências pois assim um ajuda o outro. Abraços a todos e que Deus ajudem todos nós.

    ResponderEliminar
  20. Olá! Em 2009 fui operada de urgencia ja tinha uma massa (teratoma) com mais de 20cm e pesava quase meio kg. O pior é q ninguem descobre pq passados aprox. 1 ano e até hoje na altura da mestruação sofro colicas de morte do lado q nao tenho ovario. Parece q me estão a cortar a sangue frio por dentro e apenas passa levando nolotil na veia. Entretanto como nunca tomei pilula fiquei a saber q tenho mais a nascer do lado dto.

    ResponderEliminar
  21. Bem sábio ao dizer que cada caso é um caso! Busquem se informar ao máximo com seus médicos, é DEVER deles explicar todos os procedimentos e motivos!
    Tenham fé, pensamento positivo, determinação e serenidade de pensamento!
    E, claro, sempre façam os exames de rotina e estimulem conhecidos para o mesmo.
    Bjos, da área médica em formação

    ResponderEliminar
  22. olá me chamo Elen sou casada a um ano e três meses e há dois meses eu e meu marido decidimos ter um filho,marquei uma consulta com minha ginecologista e ela pediu que eu fizesse os exames de rotina e na ultrassonografia descobri que eu tinha um cisto dermóide fiquei desesperada, com medo de não conseguir realizar meu sonho de ser mãe, então minha médica me aconselhou a retirá-lo, já fiz todos os exames pré-operatórios e minha cirurgia está agendada para o dia 25-06-2013 estou preocupada porém confiante meu médico cirurgião me deixou tranquila e é isso aí vamos retirá-lo.

    ResponderEliminar
  23. olá... estava grávida e tudo corria bem até fazer uma ultrassom com 18 semanas e descobrir que meu bebe estava com um nódulo na região do pescocinho. O médico diagnosticou que a suspeita era teratoma, fiz então tudo o que pude mas infelizmente com 22 semanas acabei perdendo ela, pois meu bebe não resistuiu, o teratoma sugou todas as energias e sangue que deveria ir para ela. Está sendo muito dificil....

    ResponderEliminar
  24. Oi! Descobri a sete dias que tenho um teratoma no ovário. Ainda não sei o tamanho,mas estou com medo.
    Senti uma dor semelhante a de pessoas que tem calculo renal e quando fui procurar um médico, fiz uma tumografia e encontrei o motivo da dor.
    Nossa,tomei um back que fiquei sem chão,só sabia chorar.
    O meu teratoma é benigno,mas estou assustada e com medo.

    ResponderEliminar
  25. Olá, vim contar um pouco do meu drama.

    Tenho 25 anos, 7 anos de casada e sem filhos.
    Em novembro de 2013 fui a GO fazer exames de rotina e descobri um nódulo sólido no ovario direito.
    Simplesmente, entrei em pânico. Minha GO desconfiou que era um TERATOMA, mas pediu um segunda opnião ao um ONCOLOGISTA, pois queria ter certeza que não se tratava de algo cancerigeno. Pois se fosse, iriamos para cirurgia com urgência. Fui ao ONCO, chorei muito.... pois não tenho filhos, e a "possibilidade" de ser algo mais serio, me assustou... me desesperei ....
    Resumindo, o ONCO pediu um exame anterior de ULTRASOM e verificou que no ano anterior, esse nódulo não estava presente (o que de certa forma, desconsiderava a hipotése de Tumor CANCERIGENO)... Entã ele me solicitou junto a GO ressonancia magnetica da pelve com contraste.. e lá foi confirmado o diagnostico de TERATOMA ou CISTO DERMÓIDE. Fiquei aliviada por se tratar de um tumor benigno. Porém a preocupação ainda continuava... pois teria que operar. Após 1 mês fiz a cirurgia por videolaparoscopia. Entrei no hospital de manhã e sai no final da tarde. A anestesia foi geral e a cirurgia durou em torno de 1h30m. Tive alta no final da tarde como já disse, consegui usar o banheiro com ajuda do meu marido e minha mãe (devido a dificuldade de locomover), no dia senti dores no umbigo e no corte lateral, mas com medicação a dor sumia, só era um incômodo mesmo. Não tirei os curativos no dia, e tive dificuldade para dormir,devido a posição na cama. No dia segunite, ainda necessitava de ajudar para levantar da cama, sentar e usar o banheiro. Nesse dia tirei o curativo, lavei com agua e sabão e sequei. Fiz isso até os pontos caírem de vez. A recuperação foi indo aos poucos. Nos 4 dias após a cirurgia tive sangramento (o que é normal). Minha barriga permaneceu inchada por 15 dias (mesmo tomando luftal) e ainda tem um inchaçozinho (estou cm 20 dias de cirurgia hoje)... com 7 dias após a cirurgia fui ao medico. Lá ele tirou alguns pontos q ficaram externos. Nesse dia eu já estava andando sem ajuda, sentando e já havia voltado a trabalhar, mas sem fazer esforço físico. Com 10 dias já usava saltos e dirigia... rs! e com 2 semanas começei a tentar ter relações sexuais.. (mas com cautela). O pós operatorio da cirurgia é meio chatinho. Dependende de mulher para mulher... Tem pessoas que se recuperam rapido e outras não. No meu caso, achei q o inchaço da barriga (devido ao gás que colocam) demorou para sair. Ingeri bastante alimento diuretico, bebi bastante água, começei a andar, tudo para desinhchar, mas mesmo assim... demorou, e ainda não desinchou por completo! Bom, meu nódulo era de 2cm e tinha um corpo lúteo hemorragico junto, não foi feito a retirada do ovario, só do nodulo e do corpo luteo, hoje em dia, eles preservam o ovario. O resultado da biopsia saiu e 7 dias e confirmou que era benigno. A médica disse que poderei engravidar naturalmente, sem problemas... Só estou esperando completar 3 meses após a cirurgia, enqto isso estou tomando ácido fólico e vitamina. Em março, já estarei liberada para os treinos.... Aviso se eu consegui rápido! Mas tenho que fé q tudo dará certo! Quem tem Deus, tem tudo... ele me deu força e me ajudou do começo ao fim! e assim, será com quem crê e tem fé... Um abraço!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar esta experiência!! faço a cirurgia na semana que vem, e estou com tanto medo.

      Eliminar
  26. ola, há cinco anos atrás comecei a sentir fortes cólicas abdominais, eram tão fortes que sentia náusea, foi qndo fiz um exame e descobri que estava com um teratoma no ovário esquerdo de 10cm, fui submetida urgentemente a uma cirurgia, pois este estava entrelaçado ao pedículo, e estava com começo de hemorragia interna, achei que ia morre, pelas forte dores que sentia. Já tenho uma filha e desde então não consigo mais engravidar, tenho o sonho de ter outro filho, mais já estou perdendo a esperança, será se ainda posso engravidar?????

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. Oi meu nome é Dannyella tenho 31 anos,acabei d ter meu 1°filho ele nasçeu dia 25/03/2014,e foi uma cesária,pois durante o parto foi descoberto no meu ovário direito um teratoma,tive q retirar o ovário pois tava muito grande,e tinha dentes e cabelos era enorme,agora acabei d descobrir q no meu ovário esquerdo tbém tá,e já tbém bem avançado,grande tô desesperada vo ter q passar por tdo sofrimento d novo,meu cabelo tá caindo muito,assustadissima.Alguém jà passou ou tá passando por isso.Me ajudem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há motivo para pânico, eu retirei um teratoma e ovário direito há 4 meses, minha recuperação foi dif´ciil, mas td bem...A queda de cabelo é divido a cesária...super normal...eu tb tive após a cirurgia da retirada, na vdd ainda estou com queda! Mas se descobriu outro é melhor retirar mesmo! Boa sorte.

      Eliminar
  29. Olá, descobrir a 3 anos que tinha um cisto dermoide ou teratoma no ovário esquerdo, quando estava me preparando para operar mudei de emprego, mudei de convênio e tive que começar tudo dinovo, procurar outros médicos ja que o convênio era outro etc. Depois de um ano, repetindo os exames la estsva ele com 4 cm e o medico comecou a dolitar os exames para cirurgia. Fizemos os b marcadores tumoraesm ca 125 n todos normais. Dia 30.09.2014 fiz a cirurgia por vidiolaparoscopia e precisou retirar o ovário pois estava bem grande, palavras do médico. Tenho apenas um ovario e esta normal, o medico aconselhou engravidar logo pois e comum sair no outro. Estou no pós de 8 dias, a cirurgia é tranquila, a melhor coisa e se livrar dessa coisa que não nasceu fom a gente e nem brinca. Assim que estiver esperando meu bebê venh o aqui falar. Bjoss. Vanda

    ResponderEliminar